Principais causas de acidentes de trabalho e como preveni-los!

Homem machucado: entenda as causas de acidentes no trabalho

Você já parou para pensar nos riscos que podem estar escondidos no seu ambiente de trabalho? As causas de acidentes no trabalho, muitas vezes, passam despercebidas no dia a dia, mas podem gerar consequências sérias para os colaboradores e para a empresaAlém de comprometer a segurança e a saúde dos profissionais, os acidentes refletem diretamente na produtividade, nas finanças e na imagem da empresa. Por isso, entender quais são os principais fatores de risco e como preveni-los é uma responsabilidade que precisa ser prioridade.

Confira como proteger sua empresa e seus colaboradores neste artigo!

Causas de acidentes no trabalho: conheça os principais fatores de risco

Quando falamos em causas de acidentes no trabalho, é importante entender que a maioria deles ocorre por falhas que podem ser evitadas. O coordenador da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente do TRT aponta que “Infelizmente, ainda temos de lidar com elevado número de acidentes que se relacionam, especialmente, com a falta de uma cultura de prevenção permanente.” 

De 2012 a 2024, foram notificados mais de  8.824.280 notificações de acidentes de trabalho no Brasil, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab). 

1) Falta de treinamentos adequados

Quando os colaboradores não recebem o treinamento sobre suas funções, procedimentos corretos e riscos envolvidos, o ambiente de trabalho  torna-se propício para acidentes. A falta de conhecimento leva a erros operacionais, uso incorreto de ferramentas e até falhas na percepção de riscos, aumentando as causas de acidentes no trabalho.

2) Uso incorreto ou ausência de EPIs

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é uma barreira fundamental contra lesões e acidentes. No entanto, muitos profissionais ainda negligenciam seu uso, seja por desconforto, falta de conscientização ou até por falta de fiscalização interna.

Quando a empresa não oferece EPIs de qualidade, não orienta ou não fiscaliza seu uso, o risco de acidentes cresce.

3) Ambientes de trabalho desorganizados e inseguros

Locais com pouca organização, com materiais espalhados, fiações soltas, pisos escorregadios e má iluminação são verdadeiras armadilhas para os colaboradores. A desorganização não prejudica somente a produtividade, mas também aumenta drasticamente as causas de acidentes no trabalho como: quedas, escorregões, choques, entre outros.

4) Fatores ergonômicos negligenciados

Ergonomia não se aplica somente a quem trabalha em escritório. Posturas incorretas, movimentos repetitivos, levantamento de peso feito de maneira inadequada e falta de adequação dos equipamentos ao corpo, podem gerar doenças ocupacionais e acidentes.

5) Sobrecarga, estresse e jornadas exaustivas

Quando o trabalhador está fisicamente e mentalmente exausto, sua atenção diminui. Isso resulta em falhas de concentração, tomadas de decisões equivocadas e aumento das causas de acidentes no trabalho

Pressões excessivas por produtividade, jornadas longas e estresse constante são gatilhos diretos para acidentes, além de comprometer a saúde mental do colaborador.

Como prevenir as causas de acidentes no trabalho, na prática?

A prevenção das principais causas de acidentes no trabalho começa muito antes de qualquer ocorrência. Ela deve ser parte da cultura da empresa e envolver todos os setores e colaboradores

Veja algumas ações essenciais:

1) Capacitação constante

Investir em treinamentos recorrentes é fundamental para reduzir as causas de acidentes no trabalho. Toda nova atividade, mudança de processo, maquinário ou função deve vir acompanhada de treinamento. Isso garante que os colaboradores estejam preparados para executar suas tarefas de forma segura, identificando riscos e sabendo como agir 

2) Fornecimento e fiscalização do uso dos EPIs

O uso incorreto dos EPIs é uma das causas de acidentes no trabalho mais recorrente. Por isso, não basta apenas fornecer os equipamentos, é preciso fiscalizar o uso correto, verificar se estão em bom estado e adequados às funções. Além disso, é fundamental promover campanhas para reforçar a importância do uso constante.

3) Organização e sinalização do ambiente

Ambientes desorganizados, com poucas sinalizações ou obstruções, também estão entre as principais causas de acidentes no trabalho. Manter materiais guardados, remover obstáculos, garantir uma boa iluminação e sinalização de riscos, são medidas simples, mas extremamente eficazes para evitar acidentes. 

4) Atenção à ergonomia e bem-estar 

Problemas ergonômicos estão diretamente ligados às causas de acidentes no trabalho, especialmente aqueles relacionados a esforços repetitivos, quedas ou má postura. Adaptar o local de trabalho para as necessidades de cada colaborador, como altura das cadeiras, mesas, equipamentos e posições das ferramentas usadas no dia a dia, traz mais conforto e segurança.

5) Gestão de cansaço e estresse

A exaustão física e emocional faz parte das causas de acidentes no trabalho. Colaboradores sobrecarregados, estressados ou cansados tendem a ter lapsos de atenção, aumentando os riscos de erros e acidentes. Incentivar pausas, evitar jornadas excessivas e promover ações sobre saúde mental é tão importante quanto cuidar do físico.

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Agora que já você já sabe quais são as principais causas de acidentes no trabalho e como preveni-las, é hora de colocar a segurança dos seus colaboradores como prioridade na sua empresa.

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